Início - Artroplastia de Quadril. Orientações para sua cirurgia.

Artroplastia de Quadril
Aqui você encontra práticas informações em relação à cirurgia de quadril e dicas para uma rápida recuperação. Clique na imagem e baixe o caderno "Artroplastia de Quadril" de autoria do Dr. Leonardo Boschin ou leia-o on-line.

Orientações Pré-operatórias
1. No dia da cirurgia, traga todos os exames realizados, incluindo os de sangue e de imagem.
2. Chegue ao hospital com 1 h 30 min de antecedência, para realizar os trâmites burocráticos.
3. Preferencialmente, venha ao hospital acompanhado de algum familiar.
4. Faça jejum de 8 hs (nem líquidos) até o horário previsto da cirurgia.
5. Em caso de uso regular de medicação, esta deve ser tomada normalmente com uma pequena porção de água.
6. Informe o seu cirurgião em caso de doenças prévias e/ou o uso crônico de medicações, como anticoagulantes ou antiinflamatórios.
7. Organize-se em casa, para evitar deslocamentos desnecessários (mercado, banco...) depois da cirurgia.
8. Traga ao hospital algumas peças de roupas leves, que podem ser necessárias depois do procedimento.
9. Depois da cirurgia, você usará andador ou bengala canadense. Providencie antes da realização do procedimento.
10. Quanto mais tranqüilo for seu pré-operatório, mais fácil será o pós-operatório. Portanto, tire todas suas dúvidas antes da cirurgia.
Orientações Pós-operatórias
1. As cirurgias demoram em média entre 1 e 2 hs (exceto cirurgias de grande porte).
2. Após a cirurgia, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação, onde permanece entre 4 a 6 hs. Somente depois de recuperado da anestesia, o paciente vai para o quarto.
3. Você pode iniciar a movimentação das pernas tão logo comece a recuperar os movimentos depois da anestesia. Você não precisa e nem deve ficar absolutamente imóvel na cama.
4. Comece realizando exercícios com os pés (puxar / empurrar) e fazendo uma leve flexão dos joelhos. Não tenha medo. Pode ocorrer um desconforto, mas isto ajuda a ativar a circulação e a diminuir a dor nas costas por ficar deitado na cama.
5. Com a ajuda das mãos acomode-se na cama e encontre a melhor posição para descansar depois da cirurgia. Novamente, não tenha medo de se movimentar na cama, desde que seja calmamente e com cuidado.
6. A visita de familiares é permitida em horários pré-determinados. Informe-se com a secretária do centro cirúrgico.
7. Salvo casos excepcionais, a internação hospitalar em cirurgias eletivas dura entre 3 a 4 dias.
8. Depois da cirurgia, é esperado que ocorra um hematoma no local da cirurgia ou mesmo no membro do lado operado. Não se assuste!
9. Edema (inchaço) na perna operada pode aparecer alguns dias depois da cirurgia. Normalmente isto não representa problema. Entretanto, se este inchaço for importante, a pele ficar lustrosa, comunique o cirurgião imediatamente ou procure a emergência do hospital.
10. Faça curativo diário na ferida operatória. Você deve manter a ferida sempre seca e não deve fechar o curativo se ele estiver úmido.
11. Coloque gelo no local da cirurgia 3 x / dia por 30 minutos.
12. Não faça movimentos intempestivos. Não cruze as pernas nem sente em cadeiras baixas. Não tente pegar objetos caídos no chão.
13. Se necessário, coloque barras de suporte no banheiro.
14. Febre, falta de ar, vermelhidão na cicatriz podem ser sinais de alerta. Avise seu cirurgião se algo diferente estiver acontecendo.